OUTUBRO
12
13
OUTUBRO
12
13
No sistema de Saúde Português estão em desenvolvimento um considerável número de intervenções, projetos e programas que visam introduzir inovação no modelo de prestação de cuidados, na organização e financiamento do sistema, na promoção da saúde ou na prevenção da doença, entre outros.
Estes projetos são frequentemente acompanhados por recolha de dados e monitorização / avaliação, que podem beneficiar de aplicar os conceitos e métodos da Economia da Saúde na produção de evidência robusta sobre os mesmos.
É neste contexto que são criadas na 18ª CNES as sessões Inovação & Investigação, com o apoio da Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. (ACSS). As sessões têm como objetivo a promoção da investigação em Economia da Saúde sobre inovação em implementação nosso sistema de saúde. Ao fomentar a interação entre os inovadores no terreno e os economistas da saúde, estas sessões visam criar oportunidades de colaboração e de co-criação, contribuindo para novas parcerias.
Encoraja-se assim todos aqueles envolvidos no desenvolvimento de intervenções e projetos inovadores no sistema de saúde a efetuar uma submissão. Os projetos submetidos poderão estar em diferentes fases (p. ex., planeamento, execução, avaliação de resultados) mas deverão incluir uma componente de recolha de dados, que permita esforços futuros de monitorização e/ou avaliação.
A apresentação terá cerca de 15 minutos e seguirá um formato estruturado, abordando os seguintes pontos:
- Apresentação da intervenção/projeto: Descrição detalhada da intervenção/projeto em questão, incluindo os seus objetivos, contexto, período de implementação e população-alvo.
- Dados: descrição geral dos dados existentes/recolhidos (p. ex. informação demográfica dos participantes, indicadores de processo e de resultados, custos, entre outros) e abordagem/métodos utilizados obtenção dos mesmos.
- Avaliação (se aplicável): apresentação de sistemas/processos implementados para monitorizar e/ou avaliar os resultados da intervenção/projeto.
- Resultados e Discussão: Apresentação das principais observações e, caso existam, resultados alcançados até ao momento; incluindo dificuldades na implementação e potenciais implicações no sistema de saúde da intervenção/projeto.
- Contributo da Economia da Saúde: Partilha dos possíveis contributos pela investigação em Economia da Saúde para a geração de evidência sobre a intervenção/projeto em causa. Tal partilha poderá ser feita discutindo o tipo de estudo de interesse (p. ex., custeio, avaliação económica, avaliação do impacto) ou apresentando questões relacionadas com economia da saúde que gostariam de ver respondidas.
Após cada apresentação haverá um período designado para discussão do projeto, facilitada por um moderador.
Envio de resumos: até 11 de Agosto de 2023
Aceitação dos projetos: 21 de Agosto de 2023
A inscrição na Conferência e o respetivo pagamento são obrigatórios para todos os conferencistas.
Parceria: